Acerca do amor entre o caos e a ordem

Todos os grandes líderes proclamam a mesma coisa. É a ordem que eu desejo! Disciplina, justiça, equidade!
Poderíamos pressupor que alguns desses têm boas intenções. É bem provável, aliás. Mas o fato é que nunca haverá apenas um neurótico querendo controlar o mundo. Cada um desses líderes pensará uma coisa a respeito da ordem. Logo, pela justiça, dois homens de boa intenção podem criar uma guerra. E o que é guerra senão caos?
Dois indivíduos criam o caos para conseguir a ordem! Isso pra mim é a prova de que a ordem ama o caos. Não existiria sem ele!
Quando um homem busca o amor sem ter entendido a liberdade é isso que acontece. Nenhum homem obedecerá à ordem de amar o próximo sem entender o amor. Na verdade buscando passar o amor adiante tudo o que se cria é o desejo da liberdade. O que é sentido como oposto à ordem. Caos.
Aí o caos tome uma forma nítida. Sai nas ruas com pessoas gritando por liberdade! E olhem só como é divertido. O caos organiza as pessoas em nome da liberdade. Aí quem lidera essas pessoas se torna o próximo tirano.
Há um troca-troca entre caos e ordem, se amam!
Só haverá harmonia no mundo quando o amor e a liberdade andarem lado a lado.
Enquanto isso não acontecer, liberdade será caos, amor será ordem e viveremos assistindo o circo pegar fogo!


Caos e ordem tão fortemente unidos que se misturarão um no outro. Forças eternamente atraentes e, ainda assim, tão alheias uma a outra!

2 comentários:

Carlos Withe N. Rodrigues Jr. disse...

"Só haverá harmonia no mundo quando o amor e a liberdade andarem lado a lado"
Liberdade, sentimento utópico que não da espaço para nada além de si propio. Se você acha que a harmonia será precedida pela união entre amor e liberdade penso que essa harmonia nunca chegará, pois se a liberdade estiver unida ao amor estará presa por ele, mesmo estando livre de todas as outras coisas ela não será a verdadeira liberdade enquanto não estiver livre para não amar.

Silas disse...

A oposição entre amor e liberdade é uma ilusão. Amor de verdade não prende: ele irradia para todos os lados sem direção.

O amor que entra em contradição com aliberdad enão passa de um impulso infantil.

A real liberdade não tem nada a ver com egoísmo, já que uma pessoa livre do próprio ego não sente a necessidade de se separar do mundo.