Os insetos do jardim

Eu encontrei uma resposta dentro de mim, que foi plasmada na atividade do pequeno jardim que tem aqui na frente da minha casa.

Há pequenas flores que não sei dizer a cor, pois sou daltônico, mas o que me fez refletir foram os insetos. Sim aqueles serem tão insignificantes e irracionais. Estava voando por entre as flores, insetos de diversas espécies. Eu só reconheci as abelhas e a borboleta (só havia uma). Variavam de tamanho e forma. Mesmo as abelhas, como se sabe através da genética, não são idênticas. Mas ainda assim estavam integradas. Elas trabalhavam juntas. Seria, segundo a biologia, um comportamento análogo e não necessariamente homólogo: dir-se-ia que cada um teve um descendente diferente em algum momento e que todas desenvolveram essa função, da mesma maneira que o beija-flor, mesmo sem ser inseto, realiza a mesma função, mas isso na minha mente ganha valor sentimental.

Eu vejo teleologia no mundo. Pra mim aqueles insetos estavam ali para me ensinar uma lição, e eles sempre estão nos jardins para ensinar a quem quiser aprender.

Vejo o mundo com um propósito, e admito que racionalmente isso é inconcebível, mas a idéia me faz sentir uma paz incomparável. Me sinto integrado, como se fosse um daqueles insetinhos, com uma mínima função, que em nada é especial em relação aos outros, mas que não está afogado em uma solidão sem sentido à procura de algo que não existe.

Essa é minha visão subjetiva. Aonde vêem o caos eu vejo a ordem. Pra mim não há equívocos na natureza. Nós é que distorcemos a realidade, nossa racionalidade e nossa teimosia é que nos impede de entrarmos em contato com o todo, com o amor ou, se preferir, com Deus.

Isso não é apelo emocional. É só uma confissão. Não quero mistificar ninguém, e também não tenho nenhum plano sobre como todas as pessoas podem ser felizes e sobre onde acharemos a verdade. Só que pra mim a felicidade, a plenitude, veio com liberdade e amor.

A liberdade vem do intelecto, e o amor do coração.

5 comentários:

Emiliano M disse...

Taí! Me identifiquei!

Os insetos também me ajudaram a ver um mundo com propósito, não por serem insignificantes, mas justamente por sua extrema importância no mundo em que vivemos! Eles são os principais polinizadores, alem de auxiliarem na oxigenação e "mistura do substrato" mais do que as próprias minhócas.

Sem insetos o mundo não seria como nós o conhecemos (muito menos o seu jardim), eles são criaturazinhas fantasticas em todos os aspectos!

Mas voltando à teleologia. é verdade que a beleza e "engrenagem" no mundo (ainda que aparente), nos remetem a um "algo mais" que a racionalidade não consegue alcançar e cujo escrutinio acaba demolindo. Ainda assim, você me conhece, acho que é uma idéia que vale muuuuuuuiiiiiito a pena cultivar.

Fica na Paz Silas!

Silas disse...

Os insetos são tão insignificantes quanto nós, meu caro. É por isso que eu os chamei assim.

Duan Conrado Castro disse...

Vc é daltônico? O mundo já é uma merda com o vermelho e o verde...imagina sem eles!
P.S.: Fazia tempo que não lia tanta besteira (é claro que essa é uma percepção "subjetiva" e "irracinal" da minha parte).

Silas disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Nós vemos no mundo um reflexo da nossa condição.

Anônimo disse...

Silas, você está em busca de um caminho e toda maturidade psiquica que vier lhe será de grande valia. Só digo a você o seguinte: Tudo que fizer esteja consciente, pois é dái que vem o crescimento interior... Abraços! Fique na luz!